Fala ai galera, beleza?

Hoje eu vou mostrar pra vocês como que cria uma máquina virtual no Hyper-v client do Windows 8/8.1 e falar um pouco sobre algumas funções que serão apresentadas conforme o processo de criação da máquina virtual.

Vamos-lá!

 

Passo-a-passo para criação da máquina virtual

 

Abra o gerenciado do Hyper-v,  o nome do seu Host é o nome do seu computador e o nome do meu é MAPAST, então clique com o botão direito no host e faça igual a imagem.

Captura de Tela (19)

 

Em seguida irá abrir o wizard para a configuração da máquina virtual, preencha o nome da sua máquina e clicando na caixa de seleção você poderá decidir o local para salvar sua máquina virtual, por padrão é localizado no disco local C:

Captura de Tela (27)

Agora iremos decidir quanto de memória essa máquina irá receber, nesta janela tem a caixa de seleção, memória dinâmica,  que falando resumidamente, é o aumento automático da memória ram virtual estipulada por você, sua máquina pode começar com 512MB de ram e conforme ela vai aumentando o processamento a memória irá aumentar até onde foi definido, por exemplo, 1024GB.

Captura de Tela (20)

 

Nesta janela iremos fazer a configuração de rede.

Captura de Tela (21)

 

O próximo passo é criar o disco virtual, nesta janela nós podemos criar um disco virtual novo ou selecionar um existente, mas neste caso iremos criar um novo, então selecione a primeira opção.

Captura de Tela (22)

 

O próximo passo é decidir como que será feita instalação do sistema operacional, se você possui a mídia do sistema insira ela no leitor óptico e marque a opção unidade CD/DVD físico ou se você possuir a imagem ISO selecione a segunda opção, arquivo de imagem. Além disso tem a opção de instalação via rede, caso você monte um laboratório com um servidor WDS (Windows Deployment Server) você irá usar esta opção.

Captura de Tela (23)

 

Agora é aguardar o assistente finalizar a configuração e criar a máquina virtual.

Captura de Tela (24)

Para ligar a máquina virtual, clique nela com o botão direito e selecione iniciar e em seguida de um duplo clique para abri-la.

Captura de Tela (25)

Efetue o processo de boot e inicie a instalação do sistema.

Captura de Tela (26)

 

 

Falando um pouco sobre funções do Hyper-v Client.

 

Memória Dinâmica

Memória Dinâmica é um novo recurso do Hyper-V que o ajuda a usar a memória física de forma mais eficiente. Com a Memória Dinâmica, o Hyper-V trata a memória como um recurso compartilhado que pode ser realocado automaticamente entre máquinas virtuais em execução. A Memória Dinâmica ajusta a quantidade de memória disponível para uma máquina virtual, com base em alterações na demanda de memória e nos valores que você especificar. A Memória Dinâmica o ajuda a usar os recursos de memória de forma mais eficiente. Antes da introdução desse recurso, a alteração da quantidade de memória disponível para uma máquina virtual só podia ser realizada quando a máquina virtual era desligada. Com a Memória Dinâmica, o Hyper-V pode fornecer uma máquina virtual com mais ou menos memória de forma dinâmica, em resposta a alterações na quantidade de memória necessária para as cargas de trabalho ou os aplicativos em execução na máquina virtual. Como resultado, o Hyper-V pode distribuir a memória de maneira mais eficiente entre as máquinas virtuais em execução configuradas com a Memória Dinâmica. Dependendo de fatores como a carga de trabalho, essa eficiência pode possibilitar a execução de mais máquinas virtuais ao mesmo tempo em um computador físico.

Gerenciamento da Rede Virtual

Comutador externo: Ele se associa ao adaptador fisíco de forma que as máquinas virtuais possam acessar uma rede fisíca.
Comutador interno: Ele se associa ao adaptador fisíco de forma que as máquinas virtuais tenham comunicação com o seu host.
Comutador particular: É uma rede onde há apenas comunicação entre as máquinas virtuais.

Instantâneo (Snapshot)

Os instantâneos de máquina virtual são instantâneos baseados em arquivos de estado, dados de disco e configuração de uma máquina virtual em um ponto especifico no tempo. Você pode obter vários instantâneos de uma máquina virtual, mesmo enquanto ela está em execução. Você pode então reverter a máquina virtual para qualquer um dos estados anteriores aplicando um instantâneo à máquina virtual. Então caso você queira voltar a máquina para um ponto anterior, basta reverter.

Configurações da Máquina Virtual

Conforme a imagem abaixo, é aqui que você pode fazer alterações na sua máquina virtual, adicionando ou removendo hardware. Para acessar esta janela basta clicar com o botão direito na máquina e clicar em configurações.

Captura de Tela (29)

Bem pessoal espero que vocês gostem do post.
E até o próximo! 😀

 

 

 

Anúncios