A função “FSRM” habilita quotas em nível de pastas, filtragem de tipo de arquivos, relatórios e definir subconjunto de arquivos em um servidor. Esta é uma função utilizada por Administradores, pois, eles fazem a gerência dos arquivos em rede.
A função “FSRM” é suportada em todas a versões do Windows Server 2012R2 e é possível ser utilizada na versão Server Core, mas para este caso, é necessário utilizar ferramentas de gerenciamento remoto, como o RSAT ou Server Manager.


Instalando o FSRM via PowerShell

A função pode ser instalada com PowerShell, seja localmente ou remotamente. O PowerShell suporta instalação remota do “FSRM” no Windows Server 2012R2.

Instalar localmente:
Install-WindowsFeature -Name  FS-Resource-Manager -IncludeManagementTools

Instalar remotamente:
Install-WindowsFeature -ComputerName “Nome do Servidor” -Name FS-Resource-Manager -IncludeManagementTools


 Quotas

As quotas permitem limitar o espaço disponível para uma pasta ou um volume, elas podem ser aplicadas automaticamente a pastas novas ou pastas existentes e  o “FSRM” nos proporciona personalização na criação, elas são:

– Quota path: A raiz do caminho que será aplicado a quota.
– Auto apply template and create Quotas on Existing and new subfolders: Aplica a quota e habilita a herança para que subpastas não possam ser usadas para evitar as restrições da quota.
– Create quota on path: Cria uma quota neste caminho, mas não aplica automaticamente às subpastas nele existentes e nem em novas pastas subpastas criadas posteriormente.
– Derive Properties from this quota template: Faz uma seleção a partir de uma lista de modelos de quota existentes para usar na definição de quota.
– Define custom quota properties: Define uma quota personalizada.

screenshot-1                                                                Janela de criação de quota.


Step-by-Step: Create Template Quota

Considerações sobre criação de template quota:

– Copy properties from quota template: Opcionalmente, escolha um modelo já existente como ponto de partida para definir quotas para esse caminho.
– Quota path: Especifica a raiz do caminho da quota.
– Description: Descrição sobre a quota.
– Limit: O limite de espaço para quota personalizada.
– Hard quota: Impõe limite para os usuários.
– Soft quota: O limite é usado apenas para monitoramento e relatórios, mesmo que o limite seja ultrapassado, os usuários conseguem utilizar normalmente.
– Notifications thresholds: É possível especificar a porcentagem do limite que vai disparar uma notificação e também o tipo de notificação. Além disso é possível especificar um comando a ser executado e gerar relatórios quando o limite for atingido.

 

screenshot-1
Para criar um template, clique com o botão direito em “Quotas Templates” e selecione Create Quota Template, conforme a imagem.

 

screenshot-2
Preencha o nome da Quota no campo “Template name”, em seguida clique em “Space Limit”, neste campo será definido o espaço para a quota template. Após fazer isto iremos para as janelas de Notificações, clique em “Add” no campo “Notification thresholds”.
screenshot-3
Primeira aba de notificação, é  E-mail message, aqui você pode definir para receber alguma notificação por e-mail.
screenshot-4
Nesta segunda aba, a Event Log, podemos marcar o check-box conforme a imagem, para gerar um ID de notificação no servidor, assim poderemos observar os registros que são formados.
screenshot-5
Terceira aba, Comando, nela podemos colocar comandos para automatizar alguma tarefa, como por exemplo, excluir arquivos. Utilizamos comandos do CMD para tal feito.
screenshot-6
Quarta aba, Report, nela existe diversas opções para obter uma notificação.
screenshot-7
Quota criada…
screenshot-8
Assim que criada, a quota já aparece no quadro de Quota Templates.
screenshot-10
Uma unidade de rede, sem ter quota aplicada.
screenshot-11
Criando uma quota: Em “quota path” iremos definir qual unidade ou pasta que será aplicada a quota. O próximo passo vem em “Quotas Properties” onde está destacado, conforme o exemplo criado, criamos a quota “Quota Departamentos” e a opção selecionada é justamente para escolhermos uma Quota Template, então defina a quota template que foi criada.
screenshot-12
Quota aplicada.
screenshot-13
Painel das Quotas.

 


Bem pessoal espero que tenham gostado do post e o próximo será sobre triagem de arquivos, fiquem ligados! Até lá! 😉

Anúncios